Crocodilos migraram da África para as Américas milhões de anos atrás, aponta estudo


Ancestrais dos crocodilos que vivem hoje nas Américas migraram a partir da África de 5 a 11 milhões de anos atrás, sugere estudo publicado por cientistas nesta quinta-feira (23) na revista “Nature”.
Isso significa que, possivelmente, esses ancestrais atravessaram o Atlântico — naquela época, os continentes já estavam separados.
O estudo faz parte de uma série de buscas pelo “elo perdido” entre os antigos crocodilos africanos e os crocodilos americanos. Para isso, os autores estudaram fósseis encontrados no norte da África, onde hoje é a Líbia.
Na pesquisa, os cientistas observaram a linhagem evolutiva dos crocodilos e as semelhanças anatômicas dos répteis. Eles colocaram os fósseis em equipamentos de ressonância para obter imagens de boa definição das estruturas ósseas dos animais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/j/Y/6RISs2Ssitg9j1YMuWjQ/fig.-2.jpg)
Estudo avaliou focinho de espécie extinta de crocodilos — Foto: Divulgação/Nature
Os pesquisadores, então, identificaram estruturas no focinho da extinta espécie “Crocodylus checchiai”, que vivia no norte da África, presentes em outras quatro espécies de crocodilos americanos — o que sugere que os animais têm um mesmo ancestral em comum.
Nas Américas, crocodilos podem ser encontrados na América Central, no Caribe, e nos países no norte da América do Sul como Colômbia e Venezuela. Também podem ser vistos no sul da Flórida, nos Estados Unidos.
Embora guardem semelhanças, crocodilos e jacarés são de famílias diferentes — e, no Brasil, prevalecem os jacarés.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/f/Q/oXqpTtR8ui9rpRRJz7BA/fig.-3.jpg)
Cientistas colocaram fósseis em equipamento de ressonância magnética — Foto: Divulgação/Nature
Por G1
0 Comentários