Metas de recuperação da Mata Atlântica não serão cumpridas, aponta estudo
por Luís Patriani, Mongabay –
- Um artigo publicado por três cientistas brasileiros alerta: sem novos investimentos e uma mudança radical de rumo na política ambiental brasileira, metas firmadas em pactos globais para o bioma tropical não serão atingidas.
- O texto é fruto de uma pesquisa sobre regeneração natural da Mata Atlântica, tese de doutorado em Botânica da bióloga Nathália Safar.
- O desmatamento da Mata Atlântica entre os anos de 2018-2019 registrou um crescimento de 27,2% se comparado com o período anterior (2017-2018).
Publicado recentemente na revista científica Forest Ecology and Management, um artigo de três pesquisadores brasileiros é categórico em sua conclusão: é grave a perspectiva da Mata Atlântica, bioma que tem atualmente apenas 12,4% de sua cobertura original.
De acordo com Nathália Hissa Safar e Carlos Ernesto Schaefer, da Universidade Federal de Viçosa (MG), e Luiz Fernando Magnago, da Universidade Federal do Sul da Bahia, a não ser que haja investimentos e uma mudança de rumo na atual política ambiental do governo brasileiro, as metas de recuperação da Mata Atlântica em escala nacional, assim como o cumprimento do plano de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas – estabelecido em acordos globais direcionados a ecossistemas tropicais – dificilmente serão atingidos.
Essa é a conclusão do artigo “Resiliência da Mata Atlântica de planície em uma paisagem altamente fragmentada: perspectivas da escala temporal de restauração da paisagem”.
Por Envolverde
0 Comentários